O Lions Quest na Finlândia está tirando notas altas

lcif logo

Está comprovado que o aprendizado socioemocional reduz comportamentos problemáticos, como o bullying e uso de drogas, e aumenta padrões de comportamentos positivos, como a autodisciplina e resolução de conflitos. O Lions Quest é o programa de aprendizagem socioemocional de LCIF (SEL), e os Leões do Distrito Múltiplo (MD) 107 da Finlândia implementaram o Lions Quest com sucesso. O governo finlandês reconheceu o programa do DM 107 como líder em currículos acadêmicos para crianças, e o Ministério da Educação e Cultura até concedeu ao DM 107 um subsídio para realizar workshops de treinamento dos professores.

O envolvimento dos Leões locais é fundamental para o sucesso do Lions Quest e, nos últimos 20 anos, os Leões finlandeses angariaram mais de US$ 6 milhões para apoiar e desenvolver o Lions Quest. Desde o primeiro workshop em 1991, mais de 16.000 professores foram treinados para implementar o programa na Finlândia. Oito instrutores certificados organizam workshops de treinamento para professores por todo o país. Os professores são treinados para trabalhar em salas de aula multiculturais, enfocando na diversidade e resolvendo necessidades acadêmicas das crianças refugiadas.

Os Leões finlandeses expandiram o Lions Quest além das salas de aula tradicionais para se concentrarem nos esportes juvenis. Preparados de forma muito semelhante aos professores, os treinadores incentivam o espírito esportivo, trabalho em equipe e a resolução de conflitos.

Athlete and coach on the ice during hockey practice

Cientes de que as necessidades dos alunos de hoje em dia estão em constante mudança, os Leões também criaram um guia para segurança na Internet e prevenção de bullying cibernético. “A responsabilidade é minha” ensina as crianças não somente a ficarem seguras on-line, mas também as desencoraja de magoar os outros.

Levando o programa ainda além, os Leões finlandeses se tornaram líderes globais na pesquisa sobre SEL. Em colaboração com a Universidade de Helsinque, o DM 107 realizou um estudo que mostrou que o treinamento do Lions Quest é eficaz na capacitação dos professores para desenvolver habilidades sociais e emocionais nos alunos. Esta pesquisa foi publicada na revista especializada European Journal of Social and Behavioural Sciences.

Os líderes Leões da Finlândia trabalham com Leões locais no Lions Quest, servindo como um exemplo do que se pode conseguir quando os Leões se comprometem com uma meta.

Este artigo foi originalmente publicado na edição de maio de 2016 da revista LION.

Comments are closed.